Hania Rani & Ensemble apresentam: “Ghosts”
O álbum completo especialmente arranjado para formato Ensemble
Após dois concertos em Lisboa e no Porto, aclamados pela crítica, em abril de 2024, Hania Rani está de regresso a Portugal com a digressão de homenagem ao disco “Ghosts” Esta digressão “Ensemble” é uma tentativa de concretizar uma ideia que Hania tinha há muito tempo - tocar ao vivo o álbum “Ghosts” na sua totalidade com um conjunto especialmente criado para o efeito, em alguns dos seus locais favoritos na Europa.
Vivendo num mundo atomizado e observando como a nossa capacidade de atenção está a ser stressada ao mínimo, Hania vê na performance ao vivo uma rara oportunidade de se reconectar com a sua capacidade de experimentar coisas transmitidas com um gesto maior e um tempo prolongado.
Lançar um álbum duplo de 70 minutos em 2023 foi uma decisão artística deliberada, tomada em contradição direta com uma tendência comum para ajustar a forma de arte a uma realidade moldada pelos meios de comunicação de massas. Para Hania Rani, frases rápidas e composições musicais condensadas que são idealmente encaixadas em dois minutos são uma expressão bastante brutal e insípida do mundo complexo e excitante em que vivemos e da vida que queremos passar.
Em março e abril de 2025, Hania dará vida a este conceito romântico, levando o projeto aos locais mais prestigiados e acusticamente excitantes da Europa.
“Ghosts” será arranjado para um grande conjunto que irá acompanhar a pianista em todas as datas da digressão, incluindo cordas, instrumentos de sopro e metais. Isto contraria as normais apresentações de Hania Rani, nesta digressão, faz parte de uma entidade maior: interagindo com outros nove músicos, a maioria deles colaboradores e amigos de longa data (violoncelista Dobrawa Czocher, baixista Ziemowit Klimek) provenientes de origens musicais versáteis.
Esta digressão funciona como um resumo da extensa digressão de Hania Rani em 2023 e 2024 e um último pedaço luminoso antes do seu merecido período de tranquilidade.