CARMINA BURANA - CONCERTO
23 de Março – 21h00

CARMINA BURANA

VERSÃO CONCERTO E 9ª BEETHOVEN

 

 

Carmina Burana é, sem dúvida, a obra mais célebre do compositor alemão Carl Orff. O músico tomou os textos homónimos de uma colecção de cerca 300 cantos escritos por clérigos e estudantes vagabundos dos séculos XII e XIII. Assim, compôs em 1937 uma cantata escénica que leva o mesmo nome que o original e cujo fragmento mais conhecido é “O Fortuna”.

Os poemas incluem canções de amor, de taberna, sátiras, canções estudantis…mas todos constituem um canto ao amor e aos prazeres tenrais.

Beethoven escreveu a Quinta Sinfonia entre 1804 e 1808, e estreou-a a 22 de Dezembro desse mesmo ano em Viena. Trata-se de uma das peças mais célebres da música clássica, e influenciou poderosamente os compositores posteriores como Brahms, Tchaikovsky e Mahler.

A Quinta começa com uma abertura tão poderosa como insólita, um motivo de quatro notas (três breves e uma larga, três breves e uma larga) que se repetem ao longo de toda a sinfonia é quem sabe o tema que melhor se conhece do seu autor. Com estas notas, que em código Morse equivalem à letra V de “Vitoria”, começavam os programas de rádio que a BBC emitia durante a II Guerra Mundial para dar ânimos à resistência.

Os primeiros rascunhos da Sinfonia nº 9 em Ré menor, Op. 125 datam de 1809, encontrando-se escritos para a mesma ao largo de 1815, 16 e 18. Em 1823, Beethoven, para dar cumprimento a uma solicitação feita em 1817 pela Royal Philharmonic Society de Londres,  retoma a composição durante sua estadia na residência de verão do barão de Pronay e, até outubro, deixa terminados os três primeiros tempos; em fevereiro do ano seguinte conclui o quarto. Parece que Beethoven compreendeu que um final somente instrumental não cabia dentro da magnificência dos três movimentos que já havia escrito, e resolveu genialmente o problema levando a música um antigo projeto: a oda de Schiller An die Freude; assim, esta oda se converteu em um monumental remate coral. A estréia desta imensa obra foi em Viena em 7 de mayo de 1824.

 

Promotor:
Euroconcert Suisse Sarl